domingo, fevereiro 25, 2007

Grupo de Robótica cria blog

O grupo de robótica criou um blog que será uma espécie de "diário de bordo". Solicito a todos que o consultem e comuniquem com os "Anticiclones".

www.anticiclones-blog.blogspot.com

sábado, fevereiro 24, 2007

Robótica



Re....nascimento!...

Pois é! A vida tem destas coisas!... Mais de um ano de ausência para repor energia e "aparecer", novamente, com entusiasmo!
Este ano lectivo, tenho um grupo de Robótica com jovens interessantíssimos que me têm estimulado (e vice-versa) para o uso das tecnologias de informação. Escreverei sobre isto mais tarde, para já aqui vai um pequeno artigo sobre o trabalho dos meus queridos "Anticiclones"!

ROBÓTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DE ARRIAGA

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Secundária Manuel de Arriaga tem um grupo de alunos a desenvolver projectos ligados à robótica.
No ano lectivo de 2005/2006, esta escola foi representada por duas equipas (cada uma constituída por 8 alunos) no torneio nacional de robótica “First Lego League” e, embora fossemos “caloiros” neste processo, angariamos o Prémio Director (correspondente ao melhor trabalho global) e o Prémio Equipa. Este ano, estamos, mais uma vez, a preparar-nos para representar da melhor forma a nossa escola e os Açores.
O FIRST LEGO LEAGUE (FLL) é um programa internacional de robótica para jovens dos 9 aos 15 anos que se desenrola numa atmosfera desportiva. O programa desenvolve-se em duas etapas: trabalhos que se realizam e divulgam antes do torneio e o desempenho no torneio. Todos os anos, a organização propõe um novo desafio, que deve ser trabalhado como Projecto de Investigação, relacionado com um tema da actualidade. O tema deste ano é “Nanotecnologias”.
Trabalho de preparação para o torneio
A organização (no caso português é a associação Evoluir21: www.evolui21.com), disponibiliza on-line informação sobre o tema anual, as missões que o robô deverá executar em campo, as regras e as pontuações para cada tarefa. As equipas planeiam a sua estratégia, desenham, constróem, programam e experimentam o seu robô completamente autónomo, capaz de executar as diversas missões propostas, utilizando a tecnologia Lego RCX ou NXT. Também investigam na Internet, conversam com professores, pais e amigos e desenvolvem actividades para cumprir com o Projecto de Investigação da FLL.
Os trabalhos de divulgação e partilha de conhecimentos que as equipas levarem a cabo antes do torneio proporcionam-lhe pontos. O grupo de robótica da Escola Secundária Manuel de Arriaga está atento e já tem tarefas distribuídas por todos os elementos da equipa: O Tiago vai construir um blog que será uma espécie de diário de bordo e que será actualizado pela Beatriz (escrita) e Marvin (imagem), o Marvin e o Rodrigo estão encarregues dos registos e montagens multimédia, a Bárbara faz a recolha e organização da informação sobre nanotecnologias e partilha-a com os colegas, a Mariana é responsável pela imagem (lotipo) e animação (claque) do grupo, a Beatriz faz cartazes e desdobráveis informativos e, em parceria com a Bárbara, os comunicados para a imprensa, o Tiago, o Nuno, o Rui e o Gonçalo fazem a montagem e programação dos robôs e eu só tenho que os estimular nos momentos “difíceis”!... Para além destas tarefas, temos que preparar, em conjunto, uma apresentação de 5 minutos sobre o tema deste ano.
Durante o Torneio FLL
Durante o torneio, temos 2,5 minutos para tentar levar a cabo, com sucesso, o maior número possível das 9 missões propostas e temos 5 minutos para apresentar o resultado do nosso Projecto de Investigação sobre Nanotecnologias. No final das competições e da apresentação dos trabalhos um júri entrevista os participantes para tentar perceber o envolvimento de cada um nas actividades e o grau de trabalho cooperativo promovido pela equipa.
Aspectos práticos e logística
Claro que este tipo de projecto só se pode desenvolver numa escola que proporcione condições de trabalho! A Escola Secundária Manuel de Arriaga tem apoiado o grupo de robótica, que, por falta de salas e incompatibilidade de horários, se reúne às quartas-feiras à tarde e aos Sábados de manhã, disponibilizando o laboratório de Física e a abertura da escola em horários pós-laborais. Em relação aos equipamentos, também tivemos o apoio da Direcção Regional de Educação do Açores que, conhecendo o nosso trabalho e empenho, nos apoiou na aquisição de dois kits NXT para a participação deste ano.
O problema que temos mais dificuldade em resolver é o da angariação de fundos para as viagens, mas, este ano, já contamos com o apoio da Câmara Municipal da Horta e já enviamos pedidos de apoio a diversas entidades e empresas.
Aspectos pedagógicos
Como professora entusiasta pelo desenvolvimento de trabalhos de investigação e de metodologias de trabalho de projecto, considero que este programa do First Lego League é dos mais enriquecedores que alguma vez já experimentei. O programa FLL promove nos jovens o desenvolvimento da sua criatividade, da capacidade de resolução de problemas, do espírito de equipa e entreajuda, da capacidade de planear e distribuir tarefas, de responsabilização individual para o sucesso colectivo, para além de desenvolver competências técnicas nas áreas da informática, mecânica, electrónica, comunicação, multimédia, inglês, etc. Tudo isto é feito em ambiente de trabalho quase festivo!
Para terminar, faço um apelo aos professores e escolas da Região no sentido de levarem a cabo este tipo de experiências tão gratificantes para os alunos, para os pais e para os professores envolvidos!