quinta-feira, novembro 15, 2007

Educação Não Formal





Quando procuramos sentidos para o que fazemos, procuramos cruzar ideias (ideais?), conceitos e práticas. Qualquer professor sabe que entre as orientações institucionais e da investigação educacional e as práticas nas escolas existe uma distância variável, mas quase sempre considerável!
É claro que para nos realizarmos profissionalmente e como pessoas que tentam contribuir para o desenvolvimento social, reflectimos sobre estas questões, angustiamo-nos (muitas vezes), voltamos a reflectir e... procuramos alternativas...
A minha opção, nos últimos anos, tem sido investir na Educação Não Formal tendo, como contexto de trabalho um Clube de Ciência. Este contexto, permite-me desenvolver projectos, efectivamente, centrados nos alunos e, efectivamente, de acordo com o seu ritmo de trabalho e de aprendizagem!
Este ano, estou a trabalhar com um grupo de cerca de 50 jovens entre os 12 e os 18 anos de idade e organizamo-nos, ao longo da semana, de acordo com os interesses de cada um. Neste momento, o grupo mais popular é o da robótica (já demos muito nas vistas com a angariação de prémios nacionais!...), mas temos outros grupos de trabalho (www.esmarriaga.com Clube de Ciência) e muitos projectos!
Vou continuar (prometo!) a partilhar e a reflectir sobre estas experiências...