sexta-feira, maio 30, 2008

Café Concerto


Pela primeira vez no Faial, tanto quanto sei, realizou-se um café concerto dedicado a dois temas:"Química na cozinha" e a "química do Amor".
Foi muito atribulada a concepção, organização e implementação destes temas num serão! mas lá conseguimos... O público era receptivo e afável!...

os feedbacks...

Bem! Vieram-me as lágrimas aos olhos (isto não pretende ser uma medida!) com os e-mails que recebi como resposta a esta proposta de trabalho! Neste momento, está-se a pensar num clube de ciência aberto à comunidade!!!!
Do género, Sábados de manhã, vão os miúdos e os pais e ex-alunos e quem quiser!.... Espero que o Conselho Executivo concorde com isto, pois esta ideia está a crescer!
Esta intensidade de "devoção" por parte dos alunos do clube, deve-se, penso eu, à empatia criada entre as coordenadoras e ao sucesso do nosso Café Concerto!!!
Já estamos a pensar nos trabalhos para o próximo ano e resolvemos (resolvi de acordo com os dados recolhidos por intuição?) que o próximo ano lectivo terá a abordagem da Ciência pela Arte!
Quanto de pode "aprender" para executar um trabalho plástico que nos satisfaça? É esta minha expectativa de educadora... Se não vai de uma forma, vai de outra!.... Está tudo ligado! Porque "cismam" em compartimentar!?

Vou fazer um copy paste das ideias que enviei ao meus "meninos"
Usufruam!
"PROJECTOS PARA 2008/2009 – CLUBE DE CIÊNCIA

Para o próximo ano lectivo, pretendemos desenvolver projectos ligados à pintura, escultura, teatro, escrita (artigos de divulgação científica em jornais locais) e comunicação oral (elaboração de programas de rádio, eventualmente, transmitidos pela antena 9), dinamização do centro de Ciência com actividades laboratoriais, etc. Sempre utilizando temas da Física, da Química ou da História da Ciência.

Desenvolver obras plásticas (quadros/telas) sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- Alguns temas, a título de exemplo: constelações (com abordagem histórica e científica), eventualmente, concorrendo ao concurso Internacional “Adopta uma estrela”;
- Temas de impossibilidades físicas, por exemplo, situações ou acções que contrariem a lei da gravidade;
- Temas ligados à corrente eléctrica onde se desenhem bobines e circuitos eléctricos com dispositivos colado e a funcionar;
- -Temas ligados à óptica com jogos sucessivos de lentes convergente, divergentes e espelhos;
- Etc (ideias vossas...)

Desenvolver obras plásticas (esculturas) sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- Alguns exemplos: esculturas com ímans ou com cristalizações e oxidações orientadas (com a respectiva abordagem científica e histórica)
- Etc (ideias vossas...)

Desenvolver textos dramáticos sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- As 5 equações que mudaram o mundo (construção do texto)
- Breve história da lua (dramatização)
- Copenhaga (dramatização Bueééeé de difícil ... acho que exigiria actores profissionais, mas podemos tentar...)
- Procurar outros textos já existentes
- Construir as nossas dramatizações a partir de um assunto de interesse comum, por exemplo, se Deus joga mesmo aos dados, se a luz é onda ou corpúsculo, de a matéria é assim tão divisível...
- Etc (ideias vossas...)
Desenvolver projectos de história da ciência, pondo “máquinas velhas” que temos no laboratório, a funcionar e a contextualizar historicamente o seu aparecimento e porque é que foram substituídas!

Desenvolver artigos jornalísticos de divulgação sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- Incineração;
- Gestão da água
- Reciclagem de resíduos
- Energias alternativas e renováveis...
- As 50 coisas que vocês pode fazer para salvar o planeta
- Etc, etc, etc...

Desenvolver programas de rádio (eventualmente com entrevistados) sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- Incineração;
- Gestão da água
- Reciclagem de resíduos
- Energias alternativas e renováveis...
- As 50 coisas que vocês pode fazer para salvar o planeta
- Etc, etc, etc...

Desenvolver actividades experimentais para apresentar no museu de ciência sobre um determinado assunto da Física ou da Química:
- Temáticos, por exemplo, cada mês, convidávamos alunos e professores de primeiro ciclo (e eventualmente os pais) para fazer experiências simples sobre a água, o ar, o som, o calor, a electricidade, etc, etc, etc...

Desenvolver trabalho na área da leitura de poemas e sua ilustração experimental na Biblioteca da Horta:
- Podíamos ler poemas de António Gedeão e explicar cientificamente as suas palavras ou, mesmo, fazer demonstrações experimentais e dramatizações dos seus textos...
- Os da Regina Gouveia ou de outros poetas que conheçamos...

Desenvolver trabalhos em Banda desenhada:
- Contar histórias da História da ciência através de BDs... (mais difícil, né?, talvez o Guilherme esteja para aí virado...)

Desenvolver outras formas de comunicar ciência:
- Outros Cafés concerto ou Teatros de rua (sempre tive vontade de usar um megafone... pensem nisso)

Há a questão das quadras (inspiradas em canções populares que ainda não sei onde integrar, talvez um festival da canção popular!...) e há a questão da química como espectáculo de magia, que resulta muito bem, mas com cerca de 20 nos de experiência, estou um bocadinho farta, mas como já me conhecem, as vossas opiniões são muito relevantes para mim!!!!

Beijos enormes e, para quem não ficar constrangido, xi-corações!!!!

Cristina Carvalhinho"